TERAPEUTAS
André Gandur
Marilene Coelho

 
 
 
 

O Leite de Cabra na Medicina Tradicional Chinesa

 
 

Para a Medicina Tradicional Chinesa MTC, o leite de cabra é considerado um alimento de energia yang, que representa uma força quente, tem sabor doce e oferece inúmeros benefícios para a saúde e equilíbrio do organismo.

AJUDA A DIGESTÃO E TRANSPORTE DE QI PELO CORPO
Por desempenharem papéis essenciais no processo digestivo, o baço e o estômago são os órgãos mais importantes dentro da terapia nutricional chinesa.
O baço é a fonte do Qi adquirido, criando, a partir dos alimentos ingeridos, a energia necessária para o bom funcionamento de todo o organismo. Junto com o estômago, ele é responsável pela absorção, distribuição, transformação e transporte dessa energia pelo corpo.
Por isso, os chineses preferem alimentos que são mais fáceis de digerir. E como o leite de cabra tem moléculas de gordura e proteína menores, ele é mais suave para o estômago.

REDUZ A MUCOSIDADE

Segunda a Medicina Tradicional Chinesa, quando o nosso estômago não funciona bem, a digestão forma um resíduo chamado mucosidade, considerada um pré-requisito para a geração de várias doenças. Ela pode se acumular em diversas partes do corpo, em forma de gordura, provocando obesidade, retenção de líquidos, edemas e doenças inflamatórias. Em casos mais severos, pode até gerar a má divisão celular, o que para eles é o principal fator para a formação de um tumor ou câncer.
E o leite de cabra, além ser facilmente absorvido, tem uma energia yang, que representa uma força quente, reduzindo a mucosidade.

Curiosidade: Na Medicina Tradicional Chinesa, o leite de cabra tem energia yang, que aquece o corpo, enquanto o leite de vaca tem energia yin, que resfria o corpo.

PROTEGE E NUTRE O FÍGADO

Alimentos que sobrecarregam o fígado podem acabar com a sua energia e quando ele não funciona bem, prejudica a função digestiva do estômago e do baço, além de não fazer a correta absorção dos nutrientes.
Graças às suas proteínas de alta qualidade, o leite de cabra elimina as gorduras nocivas ao fígado e regenera as células hepáticas.

REVIGORA A PELE

O leite de cabra é rico em ácido lático, um composto orgânico que ajuda a eliminar células mortas da pele, deixando-a mais sedosa. Além disso, devolve a sua elasticidade e luminosidade natural.
Problemas no fígado, rins e baço interrompem o equilíbrio dos órgãos internos e a pele também apresenta os seus sintomas, podendo ficar sem vida, mais áspera e, em alguns casos, com manchas. A medicina chinesa defende: “Beber um copo de leite de cabra todos os dias têm o efeito de nutrir o fígado, nutrir os rins e nutrir o rosto.”

FORNECE MAIS ENERGIA PARA O DIA A DIA
Para os chineses, o leite de cabra é uma espécie de fogo, doce e quente, com efeito revigorante.
Como ele aumenta o uso nutricional do ferro, ou seja, melhora a habilidade do corpo de digerir e absorver este mineral, o leite de cabra estimula a regeneração da hemoglobina. Resultado? Mais energia para as tarefas do dia a dia, ajudando, inclusive, em casos de fraqueza, cansaço excessivo e anemia.

AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DOS OSSOS DURANTE A INFÂNCIA E PREVINE A OSTEOPOROSE EM IDOSOS
Com alto teor de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, o leite de cabra auxilia na formação de dentes e ossos e ajuda a prevenir a perda de massa óssea, conhecida como osteoporose.

MELHORA O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO

O leite de cabra contém ácidos graxos insaturados ricos, especialmente ácidos graxos de cadeia média, que são facilmente absorvidos pelas células da mucosa intestinal e entram diretamente na veia para oxidação e fornecimento de energia.

 AUMENTA A IMUNIDADE
O leite de cabra é rico em fósforo, potássio e zinco, minerais que funcionam como cofatores de enzimas e agem na resposta imunológica e na formação das células de defesa, mantendo e fortalecendo a imunidade.

Fonte: https://caprilat.com.br/saude-e-nutricao/os-efeitos-terapeuticos-do-leite-de-cabra-na-medicina-tradicional-chinesa/


 


UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205