TERAPEUTAS
André Gandur
Marilene Coelho

 
 

 

Imediatismo

 
 
Um dos maiores problemas das pessoas que procuram emagrecer é o imediatismo. Ele é um dos maiores auto sabotadores que eu conheço. Pessoas que querem perder muitos quilos em uma semana, um mês, e ao chegar no final desses dias se frustram ao ver que não conseguiram alcançar esse objetivo e desistem de tudo.
 
 

Sempre comento com os meus pacientes, que quando resolvemos mudar os hábitos alimentares de uma vida inteira, o nosso corpo leva um tempo para assimilar e se adequar naquilo. Alguns organismos assimilam mais rápido, outros nem tanto. Afinal, você passou anos da sua vida se alimentando de uma forma “ruim”, levando uma vida sedentária, e como você quer que tudo mude do dia para noite? E não é assim que funciona todo um processo.
Pende nisso ....

Percorra seu caminho de forma calma e progressiva, comemore cada vitória por menor que você ache que seja, mas não é.

Vamos tentar agora mesmo? Já fez algo por você hoje? Não se adie, você é único e muito importante! Muito mesmo!


Léo Trepte - Nutricionista
 


 

Disciplina ... Palavrinha fundamental para quem quer manter o foco na qualidade de vida, alimentação saudável e exercícios físicos diários.
Infelizmente nem sempre conseguimos manter a disciplina necessária para seguir um plano alimentar e acabamos desistindo no meio do caminho. Porém, para quem deseja chegar ao peso ideal e conquistar sua melhor versão é fundamental colocar a disciplina e o auto controle como pontos chaves para o sucesso.
Não se conquista nada sem "autocontrole" e "disciplina". Não perca tempo a procura de "truques" ou "atalhos" para tornar as coisas ou alcançar os resultados de modo mais fácil.

O caminho mais fácil, definitivamente não vai te ajudar de forma "efetiva" alcançar ao que deseja. É preciso constância, disciplina e tempo.

Nutri, o que eu faço? Como manter a disciplina no plano alimentar?
Faça o que precisa ser feito. Cozinhe no final de semana e congele as refeições já porcionadas.

Busque a atividade física que seja prazerosa!

Isso evitará que você falte. Seja você sua prioridade.
Criar uma rotina no seu dia a dia, fazendo as mesmas coisas nos mesmos horários fará com que você vá criando essa disciplina necessária.

A "sua" DISCIPLINA é a raiz de todas as suas qualidades, méritos e conquistas. Espero ter ajudado pessoal!

Qualquer dúvida, é só chamar!!


 
 
 

 

Pilates

 

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

 
 

 

Alguns benefícios do Pilates:

    • Aumento da Resistência Física
    • Tonifica a Musculatura
    • Aumento da Flexibilidade
    • Corrige Problemas Posturais
    • Promove menor Atrito nas Articulações
    • Ajuda a Melhorar a Respiração
    • Promove o Bem-Estar
    • Ajuda no Controle de Peso
    • Promove o Relaxamento
    • Reabilita o Corpo
    • Melhora a Qualidade do Sono
    • Aumenta a Disposição


 
 

Entre nossos parceiros está o Studio de Pilates Viviane Soares, entre em contato e marque uma aula experimental!

 

 

 
PREVENÇÃO e IMUNIDADE
 
 


Já que estamos passando por essa onda de contaminação do CORONAVÍRUS (e sim, é muito sério), separei algumas dicas especiais para você se cuidar ainda mais, não só nesta fase, mais pelo resto da sua vida! Vamos lá:

1- VITAMINA C- e não precisa ficar tomando efervecente ou cápsulas. Invista no consumo de alimentos fonte de vitamina C, como: frutas ácidas, laranja, limão, morango, abacaxi, acerola e kiwi. Água com limão em jejum, não vai fazer com que você emagreça hehe, mas pode ajudar na sua imunidade ok?

2- PRÓPOLIS- Excelente antibiótico natural, sabia? Contém substratos benéficos com ação antiinflamatória, antifúngica e antiviral.Para gripe faça um chá de alho + gengibre + limão + própolis. É gostoso? Não! Mas é tiro e queda.

3- Se estiver gripado, ou com algum desconforto abdominal: o ideal é consumir alimentos de fácil digestão. E dar preferência a alimentos naturais e cozidos. Ex. sopas, legumes assados, peixe/frango grelhado.

4- Lave sempre as mãos com água e sabão e se possível use alcool gel 70% .

Vamos nos cuidar e cuidar do próximo

Nutricionista
Leonardo Trepte
CRN 4 19102224

 
     
 
Studio Pilates
Viviane Soares
 
 


Hoje, milhões de pessoas no mundo inteiro praticam Pilates, pode ser solo, com equipamentos (acionados por molas) ou aéreo (em suspensão).

Algumas pessoas o procuram para tratamento de lesões ou doenças crônicas, outras apenas como atividade física para manutenção do corpo e mente. Benefício para todas as idades, ajuda conservar a flexibilidade e a força ao longo da vida sendo um método seguro e eficaz quando aplicado por um profissional habilitado. Seus princípios fundamentais são: respiração, concentração, centro de força, controle, precisão, fluxo, intuição e coordenação, esses fundamentais para uma vida equilibrada e saudável. Pilates não envolve apenas uma ida ao estúdio uma ou duas vezes por semana e fazer alguns exercícios para manutenção do corpo. Envolve tomar consciência do seu corpo físico na vida diária e entender o que você precisa para mantê-lo numa condição ideal. Sendo assim que tal experimentar um novo estilo de vida e “pilaterar “ muito ?! Seja bem-vindo ao Pilates.

 


Fisioterapeuta Viviane Soares



 

 
     
 

Florais de Bach

 
 

Criados pelo médico inglês Edward Bach, nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia a dia.Podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais.  Eles não têm efeitos colaterais nem contraindicações.

 
 

A utilização dos florais é bem simples, a dosagem padrão é de 4 a 5 gotas diretamente na boca, no mínimo 3 a 4 vezes ao dia.

A terapia floral é uma terapia complementar, ou seja, pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.
Não existe uma idade mínima para recomendação de florais, mas temos o cuidado de pedir para diluir em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.

 
 

O objetivo dos florais é tratar a pessoa e não a sua doença ou seus sintomas. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado. Por isso que duas pessoas que apresentam a mesma doença podem utilizar florais diferentes.

Fonte: https://www.biologicanet.com.br/da-onde-vem-e-para-que-servem-os-florais-de-bach

 

 

Mês Nacional de Prevenção da Obesidade

 
 
A elevada prevalência de excesso de peso e obesidade são bastante significativas no Brasil e em outros países e consequentemente contribuem negativamente para fatores de riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hiperuricemias e outras mais.

Através da adoção de hábitos alimentares saudáveis, a nutrição tem como objetivo evitar e até mesmo corrigir estes riscos.

Obesidade é coisa séria, é considerada uma doença crônica, pode estar relacionada aos hábitos alimentares inadequados, genética, alterações endócrinas..... portanto, procure um Nutricionista!
 
 

Por: Leonardo Trepte
      Nutricionista

 

 

A Importância de Beber Água para a Saúde

 
 


  • Regula a temperatura corporal

Para você ter uma ideia, nosso corpo perde cerca de 50 ml de água por hora quando estamos em repouso. Contudo, uma hora de atividade física como natação ou corrida pode elevar essa perda para aproximadamente 1.250 ml nesse mesmo intervalo, pois é por meio da transpiração que o organismo mantém sua temperatura interna estável.
Em dias muito quentes, a temperatura ambiente aumenta ainda mais a transpiração, podendo resultar em uma perda de até 6 litros de água em caso de grande esforço físico.

Entretanto, esse mecanismo de “resfriamento” é interrompido quando ocorre uma perda de 4% a 5% do volume de água corporal, o que resulta em superaquecimento interno, apatia e dificuldade de raciocínio.

  • Desintoxica o corpo depois dos excessos

Depois das festas de fim de ano, é comum observar uma subida do ponteiro da balança. Uma parte desse ganho de peso se dá por conta dos exageros alimentares, mas esse efeito também acontece devido ao inchaço resultante do acúmulo de toxinas, do consumo excessivo de sal e até mesmo de longas viagens de avião, ônibus ou carro.
E por mais contraditório que pareça, a melhor forma de combater o inchaço é bebendo água, pois é por meio da hidratação que estimulamos o bom funcionamento do fígado, dos rins e do intestino.
Dessa forma, os líquidos em excesso e os resíduos inúteis ou prejudiciais são eliminados mais facilmente, promovendo a desintoxicação do organismo.

  • Favorece o emagrecimento

Tomar água é essencial para combater o inchaço, o que pode resultar na diminuição do peso corporal pela eliminação dos líquidos em excesso. Esse é um fator muito importante para a saúde, mas ele não corresponde exatamente a um emagrecimento, já que não houve perda de gordura.

No entanto, a hidratação constante pode sim contribuir para o emagrecimento verdadeiro por vários motivos. O primeiro deles é o fato de que o consumo de água (especialmente quando ela está gelada) estimula o metabolismo e o gasto de energia: estima-se que tomar de 8 a 10 copos por dia queima cerca de 200 calorias a mais.
Além disso, tomar bastante água ao longo do dia faz com que o estômago fique mais cheio, promovendo a sensação de saciedade. Esse efeito é ainda mais relevante quando a hidratação está associada ao consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas absorvem líquido e formam um gel no estômago.

Assim, mantendo o corpo bem hidratado, ganhamos um auxiliar no controle do apetite e favorecemos processos de emagrecimento pela perda de gordura.

  • Facilita a absorção e a utilização dos nutrientes

Alguns nutrientes necessitam da presença de água para ser absorvidos. Esse é o caso da vitamina C e das vitaminas do complexo B, que são hidrossolúveis (ou seja, são solúveis em água, em oposição às vitaminas lipossolúveis, que são solúveis em óleos e gorduras).

Além disso, é preciso ter uma boa hidratação para que substâncias como vitaminas, minerais, glicose, antioxidantes, entre outras, sejam transportadas pela corrente sanguínea e levadas até as células, onde serão efetivamente utilizadas.
Quando não tomamos água o suficiente, o sangue fica mais espesso e circula menos, prejudicando a nutrição celular. Com o tempo, esse desequilíbrio pode atrapalhar o funcionamento do organismo de forma permanente, gerando problemas de saúde.

Fonte(s): Saúde Abril, Minha Vida, Terra, Dr. Drauzio Varella

 

 

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça provoca problemas na coluna.

 
 

Se você colocar constantemente a carteira cheia no bolso de trás, a coluna sofrerá. Quando você fica sentado em uma carteira volumosa por várias horas, ele comprime o nervo ciático e a região lombar começa a doer. Como a bolsa se destaca apenas de um lado, a pelve se eleva. Para distribuir o peso corporal e restaurar o equilíbrio, a região lombar se flexiona.

Isso reduzirá o músculo quadrado da lombar, causando dor em todo o lado direito das costas. Os músculos à esquerda se alongam e se tornam passivos. A eficiência de todos os músculos das costas diminui, a carga na articulação sacroilíaca aumenta. Por esse motivo, com o tempo, os estabilizadores do lado direito da coluna são alongados. Uma posição não natural provoca dor nas costas, má postura.

Fonte: instrucoes.info/estilo-fashion/e-por-isso-que-voce-nunca-deve-colocar-sua.html

 

 

Coma doce para emagrecer definitivamente!

 
 

Entrou de dieta e o primeiro alimento cortado da sua alimentação foi o chocolate? Olha, há grandes chances de você não conseguir emagrecer...

O nosso cérebro tem vários mecanismos para você sentir prazer e comer doce é um deles. É aí que mora o perigo, porque se você tirar radicalmente o doce da sua alimentação, provavelmente quando voltar a comer, será de uma forma exagerada e pode te fazer sair da “dieta”.

Para que você consiga emagrecer sem sofrimentos, você pode comer de 10g a 15g de doce todos os dias (se for chocolate é de dois a três quadradinhos em média. Atenção não é qualquer chocolate, é chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau na composição).

A maior dica de todas: nunca mastigue um doce. Deixe dissolver na sua boca e só engula quando estiver com um caldinho. O melhor horário para comer doce, é como sobremesa depois do almoço. Evite comer no final da tarde, com o estômago vazio, pois aumenta sua produção de insulina e vai mais atrapalhar do que ajudar no seu emagrecimento.

Posso te ensinar como seu corpo funciona, ao invés de puni-lo?
@nutrileotrepte

 

 


 

 

UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205