TERAPEUTAS
André Gandur
Marilene Coelho

 
 

 

 

Benefícios do Escalda Pés

 
 

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nos pés estão os pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano, e no momento, que os aquecemos, promovemos diversos efeitos benéficos ao corpo e à mente.

A MTC também nos ensina, que os rins são a sede de nossa energia ancestral. Uma energia que deve ser preservada, pois não se renova. E são nos pés que se localizam os primeiros pontos do meridiano dos rins, por isso a importância de mantê-los aquecidos, para evitar que o excesso de frio, leve à deficiência dessa energia, e por consequência desarmonize o rim e a bexiga, provocando alterações emocionais, excesso de umidade no baço-pâncreas, que podem ocasionar sensação de pernas pesadas, cólicas, entre outros efeitos desagradáveis.
Além desses benefícios, o escalda pé, promove sensação de bem estar, relaxamento muscular, auxilia no alívio de dores na coluna e articulações, e redução do estresse.
Escalda Pé:

Aqueça a água até uma temperatura agradável, despeje num recipiente a quantidade que cubra até o tornozelo. Mergulhe os pés por 15 a 20 minutos, antes da água esfriar, retire os pés, seque-os bem e calce uma meia.
Pode acrescentar à água, ervas de sua preferência e sal grosso, que tem efeito relaxante.

André Gandur

 

 

Prevenção e Imunidade

 
 

Já que estamos passando por essa onda de contaminação do CORONAVÌRUS (e sim, é muito sério), separei algumas dicas especiais para você se cuidar ainda mais, não só nesta fase, mas pelo resto da sua vida! Vamos lá:

1 – Vitamina C – e não precisa fiar tomando efervescente ou cápsulas. Invista no consumo de alimentos fonte de vitamina C, como: frutas ácidas, laranja, limão, morango, abacaxi, acerola e kiwi. Água com limão em jejum, não vai fazer com que você emagreça, mas pode ajudar na sua imunidade.

2 – Própolis – excelente antibiótico natural. Contém substratos benéficos com ação antiinflamatória, antifúngica e antiviral. Para gripe faça um chá de alho + gengibre + limão + própolis. Não é gostoso! Mas é tiro e queda!

3- Se estiver gripado, ou com algum desconforto abdominal, o ideal é consumir alimentos de fácil digestão. E dar preferência a alimentos naturais e cozidos. Exemplo: sopas, legumes assados, peixe, frango grelhados.

4 – Lave sempre as mãos com água e sabão e se possível use álcool gel 70%.


Vamos nos cuidar!
Leonardo Trepte
Nutricionista
CRN 4 19102224
Me siga: @nutrileotrepte

 

 
COMO EVITAR AS DORES NAS COSTAS AO DIRIGIR.
 
 



  • Incline o assento a 100 ou 110 graus deixando a cabeça apoiada e relaxada. Isso evita lesões dos músculos do pescoço e das articulações da coluna.
  • Ajuste o encosto de acordo com a sua altura, posicionando o topo do encosto na linha dos olhos. Essa posição impede que a cabeça se movimente para frente e para trás, protegendo o pescoço de lesões em caso de uma colisão traseira.
  • Apoie bem a coluna lombar no banco do carro.
  • Deixe os calcanhares apoiados no assoalho do veículo, o que previne a sobrecarga da coluna lombar.
  • Alcance os pedais de forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados. Para não sobrecarregar a coluna lombar, mantenha os joelhos no nível do quadril ou acima dele.
  • Mantenha os braços levemente dobrados ao segurar o volante. A posição certa é medida assim: estique os braços e veja se o volante está na altura dos punhos. Dessa maneira, a musculatura do pescoço é aliviada e, em caso de colisão frontal, não ocorrem lesões.

Fonte: https://www.anaquiropraxia.com.br

 

 

Alimentos que “diminuem” os sintomas da Menopausa

 
 

Ondas de calor, ansiedade e ganho de peso andam tirando seu sono?
E ainda mais: você sente que a TPM que teve durante sua vida inteira está concentrada nesses últimos meses? Como você já deve saber, isso é resultado da diminuição dos seus hormônios produzidos pelos ovários, com o fim da sua menstruação. E sabe qual é a melhor notícia que você vai ler hoje? Essa aqui: existe como trabalharmos com um cardápio feito para que o seu corpo não sofra tanto com esse processo. Claro, que cada mulher é única e, logo, recebe seu cardápio individualizado, mas tem 3 alimentos que eu fico muito satisfeito com os resultados quando coloco no plano alimentar:

1 – Sardinha (ômega3, cálcio e vitamina D) para memória e absorção de cálcio.

2 – Castanhas (ricos em vitamina E) para aliviar as ondas de calor, a secura vaginal, sensibilidade nas mamas e contribui para a saúde da pele e das unhas.

 
 

3 – Chocolate meio amargo ou banana (triptofano) para estimular produção de serotonina.
Por Leonardo Trepte - Nutricionista

 

 

Dicas para controlar a Diabetes

 
 


Para controlar a diabetes é preciso modificar o estilo de vida, manter uma alimentação saudável, pobre em doces e carboidratos, além de evitar o cigarro e bebidas alcoólicas e praticar atividade física de forma regular. Além de seguir criteriosamente todas as orientações médicas.

Algumas dicas para ajudar a controlar a diabetes:

  • Registrar os valores de açúcar no sangue: Registar os valores da glicemia, antes e após as refeições, desta forma saberá quais alimentos podem ser consumidos sem trazer riscos e quais os que devem ser evitados.
  • Reduzir o consumo de certas frutas: Consumir frutas com altos índices de carboidratos como caqui, figo, fruta do conde, mamão e frutas secas, pode aumentar as possibilidades de picos glicêmicos. É indicado a ingestão de frutas que sejam mais ricas em fibras, como o morango, melão e abacate.
  • Evitar o consumo de doces: Os doces podem elevar a glicemia por serem alimentos de absorção rápida.
  • Reduzir o consumo de álcool: O consumo de álcool em excesso pode levar a hipoglicemia ou hiperglicemia para o diabético, devido sobrecarga do fígado, que é o responsável por regular o açúcar no sangue, e que neste caso, também irá metabolizar do álcool.
  • Não ficar mais de 3 horas sem comer: Quando o diabético passa mais que 3 horas sem se alimentar, existe uma grande possibilidade de desregular o diabetes e acontecer uma hipoglicemia.
  • Manter o peso ideal: Manter o peso ideal para idade, sexo e altura é muito importante para conseguir regular de forma efetiva a glicemia.
  • Eliminar o uso do cigarro: A nicotina, principal componente do cigarro pode interferir nos níveis de glicose no sangue.
  • Controlar a pressão arterial: A pressão arterial e a diabetes estão intimamente ligadas, isso porque ao longo dos anos, a diabetes deixa as artérias do corpo mais enrijecidas, e se a pressão arterial não estiver controlada, as chances de desenvolver pressão alta pode aumentar.
  • Evitar alguns tipos de medicamentos: Medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, desregulam os níveis de insulina, que é produzida por este órgão.
  • Praticar atividade física regular: A prática regular de exercícios físicos ajuda a controlar a diabetes porque reduz os níveis de gordura no sangue, controla o peso, melhora a circulação sanguínea, e ainda ajuda o coração a bombear o sangue de forma mais adequada.

Fonte: https://www.tuasaude.com/

 

 

Dicas para Dormir Melhor

 
 
    • Faça a última refeição no máximo duas horas antes de dormir e dê preferência a pratos leves e de fácil digestão;
    • Evite bebidas estimulantes como refrigerante, café e chás (verde, branco ou preto);
    • Vá para a cama apenas para dormir; atividades como assistir TV e ler devem ser feitas em outro ambiente;
    • Ler é uma boa ideia, assim como outras atividades relaxantes, como ouvir músicas calmas (mas claro, fora da cama);
    • Prepare o ambiente: ao deitar-se reduza a luz ambiente – isso ajuda o cérebro a relaxar –, controle a temperatura – o “friozinho” ajuda a embalar o sono – e certifique-se de criar um ambiente livre de ruídos;
    • Evite checar e-mails: nada de levar celular, tablet ou notebook para a cama. Para evitar a ansiedade, vale inclusive manter o relógio afastado;
    • Procure a melhor posição para dormir: alinhar bem o travesseiro à altura do ombro e dormir em posição fetal ajuda a evitar dores no pescoço e coluna e também a diminuir o ronco e a apneia; para quem sofre de refluxo, o ideal é dormir de costas com travesseiro elevado e um apoio sob os joelhos para evitar dores na região lombar;
    • Estabeleça uma rotina procurando dormir e acordar sempre nos mesmos horários;
    • Pratique uma atividade física, mas de preferência pela manhã ou até no máximo no fim da tarde: exercícios ajudam a dormir mais rápido e melhor.

    Por fim, é importante ressaltar que os quadros de insônia estão geralmente associados a uma condição que deve ser tratada. Por isso, é importante buscar ajuda médica para uma avaliação correta do distúrbio.

    Fonte: https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/9-dicas-para-dormir-melhor

 

 

Conheça os Benefícios da Leitura para a Saúde

 
 

Ler desenvolve a capacidade de análise, o pensamento crítico, proporciona conhecimento, fornece informações e estimula diversos sentimentos.

A leitura ativa regiões superiores do cérebro responsáveis por funções cognitivas como decifrar, compreender, analisar, generalizar e sintetizar. O constante trabalho mental, resultante de leituras traz inúmeros benefícios ao cérebro, sendo um importante aliado na proteção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Além disso, o próprio ato de ler é uma atividade relaxante e contribui com a redução do estresse e da ansiedade.

Alguns Benefícios da Leitura:

 
 
  •  Estimula a criatividade
  •  Exercita o cérebro
  •  Melhora a concentração e a memorização
  •  Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais
  •  Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita
  •  Desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica
  • Transporta o leitor para outro universo
  • Promove a saúde mental
  • Reduz o estresse
  • Melhora o sono

Fonte: https://hospitaligesp.com.br/conheca-os-beneficios-da-leitura-para-a-saude/
 

 

Benefícios do Morango

 
 

O morango é um excelente diurético e estimulante. Muito recomendado no reumatismo, artrite, cálculos úricos e biliares, pelo seu grande conteúdo de ácido salicílico. Indicado também no combate a tuberculose por sua ação tônica e mineralizante. Também indicado nos casos de icterícia, bronquite, tosse, prisão de ventre, intoxicações intestinais, hemorroidas, gengivites e sensação de calor no corpo.

Tem alto teor de sódio, potássio, cálcio, ferro, fósforo, silício e outros. Rico em vitaminas A, B e C, ácidos cítricos, málico e fórmico.

Fonte: Frutoterapia – Prof. Alberto Bartolomeu Neves

 


 
 
 

Você precisa definir como irá organizar, pois, sem organização e com a vida corrida que temos, a coisa não anda e vamos sempre optar pelas comidas mais práticas e não tão saudáveis assim.

Vou deixar algumas sugestões aqui de como organizar sua rotina alimentar

1- De acordo com o seu planejamento alimentar, elabore o cardápio da semana. Escreva tudo direitinho e organizado.

2- Faça uma lista de compra de acordo com o seu cardápio e tire um dia para ir comprá-las. Com a lista de compras você evita comprar aquelas besteirinhas no mercado sem necessidade.

3
- Quando chegar em casa com as compras, antes mesmo de guardar, higienize o que tiver que ser higienizado (frutas, legumes e verduras)

4
- Escolha um dia da semana para preparar as suas refeições e já deixar congelado algumas porções para dia de maior sufoco.

5
- Tenha sempre congelado pequenas porções de carne moída e de frango desfiado, ambas temperadas com cebola, alho e outros temperos a gosto. Assim você sempre terá proteína magra a mão.

6
-Tenha sempre ovos em casa. São saudáveis, baratos e práticos. Uma omelete no jantar é uma excelente opção, porque além de prático de preparar, sacia, alimenta e é leve.

7
- Tenha sempre opções de lanches saudáveis na bolsa. Prepare ‘kits’ para a semana como oleaginosas e frutas secas (castanha de caju, do Pará, nozes e amêndoas, uva-passa, damasco, etc.

8
- Deixe sempre cozido na geladeira os legumes, eles duram e média 4 dias e tempere na hora com azeite, sal e ervas.

Com organização a coisa flui!  Organize-se e veja que dá sim, para ter uma rotina alimentar saudável durante o dia a dia na correria da vida.

Você já organizou a sua semana?

 

 

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER:
UMA NECESSIDADE!

 
 

Embora ainda pouco conhecida pela maioria da população, e até por uma parte dos profissionais de saúde, a intervenção da fisioterapia na saúde da mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas enfermidades que as atingem.

O fisioterapeuta pode atuar nas mais diversas fases de suas vidas. Melhorando, inclusive, sua qualidade de vida.
Principais afecções que atingem a vida das mulheres e onde a fisioterapia consegue intervir com ótimos resultados:

  • Incontinência urinaria;
  • Disfunções sexuais;
  • Prolapso;
  • Dores pélvicas;
  • Câncer ginecológico e câncer de mama.

As mulheres ao longo da vida passam por fases e momentos específicos, determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais.

Por isso, o funcionamento dos corpos femininos e masculinos diferem fisiológica e biologicamente entre eles e, por esse motivo, algumas demandas de atendimento na área da saúde também diferem.

Neste sentido surgiu a medicina uroginecológica, que, mais tarde, deu origem às Ciências da Saúde da Mulher, realizando assim, uma abordagem mais específica.

Dentro desta área, os estudos em fisioterapia deram origem a um campo específico, direcionado à Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Este campo foi legitimamente reconhecido como especialidade em 2009, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e
Terapia Ocupacional (COFFITO).

Fonte: https://www.dicasdefisioterapia.com/fisioterapia-na-saude-da-mulher/

 

 

UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205