TERAPEUTAS
André Gandur
Marilene Coelho

 
 
 

AROMATERAPIA

 
 

A Aromaterapia é o ramo da Fitoterapia que, através da aplicação de óleos essenciais extraídos das plantas, pretende promover saúde e bem-estar. É essencialmente uma prática multidisciplinar.
A ciência e a arte Aromaterapia, tem seus alicerces no princípio de que diferentes aromas acionam respostas específicas no cérebro.

É uma terapia holística altamente embasada cientificamente que utiliza os óleos essenciais para tratar diversas enfermidades e promover a saúde integral. Encontramos mais de 22.000 artigos com o termo “essential oil” na PubMed, a maior plataforma de artigos científicos sobre saúde do mundo.
A Associação Americana de Aromaterapia refere-se aos óleos essenciais como “óleos voláteis, altamente concentrados, destilados de ervas aromáticas, flores e árvores, contendo propriedades semelhantes às dos hormônios e antissépticos naturais”.

As substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções que provocam reações fisiológicas.
Benefícios para a saúde:

  • Alivia a ansiedade, depressão, asma ou resfriado;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda a dormir melhor;
  • Contribui para manter a pressão sanguínea sob controle;
  • Melhora o foco e a concentração; Entre outros.

Nas próximas postagens nos aprofundaremos no estudo desta maravilhosa terapia.

 

 

 


 

Como Usar os Óleos Essenciais

 
 


A principal e mais benéfica forma de utilizar os óleos essenciais é a inalação, no entanto, eles podem ser usados de outras formas diferentes, adequando-se ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa:

Inalação

A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar.

 Aromatizador

Neste caso, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.

 Evaporização

A evaporização consiste em aplicar algumas gotas em bolas de algodão, compressas ou num pano limpo, permitindo que o óleo vá evaporando e liberando o seu aroma.

Sprays

O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.

Vaporização
Esta técnica deve ser usada especialmente para tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois além de liberar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.

Massagem

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo.

 Banhos

Os banhos misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.


Fonte: https://www.tuasaude.com/aromaterapia/

 

 

Os Principais Óleos da Aromaterapia

 
 

Há uma variedade enorme de óleos. Segue abaixo, alguns deles, e seus benefícios.

É indispensável buscar orientação com um profissional da área, para o uso correto dos óleos e melhor aproveitamento de seus benefícios.

  • Lavanda: para dormir melhor e manter a pressão sanguínea controlada;
  • Sálvia: reduz a pressão sanguínea, ajuda na memória e no foco;
  • Laranja: relaxa, diminui a ansiedade;
  • Alecrim: estimula o raciocínio e melhora o ânimo;
  • Canela: aumenta a concentração e reduz a frustração;
  • Limão: para melhorar o humor e combater enjoos;
  • Eucalipto: reduz o muco e congestionamento nasal.
  • Bergamota: para atingir o relaxamento máximo.
  • Capim-limão: diminui os níveis de ansiedade e tensão, além de manter repelir insetos;
  • Camomila: ajuda a relaxar e dormir melhor;
  • Jasmim: melhora o humor e deixa as pessoas mais positivas e otimistas.

 

Fonte: https://blog.livup.com.br/

 

 

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

 
 
O óleo essencial de lavanda é muito popular, sendo muito utilizado principalmente pelo seu efeito calmante e dificilmente irrita a pele. O óleo essencial de lavanda é um dos destaques da aromaterapia, por não haver contrainidicações (a não ser que a pessoa tenha algum tipo de alergia as substâncias da planta).

Além do óleo essencial de lavanda ajudar no tratamento da depressão pode auxiliar também no tratamento de insônia, é ainda antibacteriano, antisséptico e auxilia na digestão.

Para aproveitar melhor seus benefícios, é preciso saber como usá-lo corretamente.

  • Calmante tópico: pode ser diluído e aplicado na pele em picadas de inseto ou outras irritações cutâneas;
  • Na terapia capilar: em quadros de psoríase e dermatite seborreica, a lavanda contribui para acalmar o couro cabeludo;
  • Para relaxar e acalmar: algumas gotinhas no difusor de ambiente ajudam a relaxar e acalmar, além de auxiliar no combate da ansiedade;
  • No tratamento da insônia: aplicar 2 gotas no travesseiro antes de dormir ou utilizar no difusor de ambiente;

  • Em massagens relaxantes: proporciona alívio do stress e relaxamento muscular. Basta diluir algumas gotas em óleo vegetal e massagear.

Nenhum óleo essencial pode ser aplicado sem diluir, pois, são muito concentrados e podem causar irritação. Eles devem ser diluídos em um óleo carreador vegetal como por exemplo, óleo de abacate, óleo de rosa-mosqueta, óleo de semente de uva.

Fonte: Mayara Benatti
https://www.dicasdemulher.com.br/oleo-essencial-de-lavanda/
https://curaemcasa.com.br/6-dicas-de-como-usar-o-oleo-essencial-de-lavanda/

 


UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205